BIOGRAFIA

Doutor em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (1999), Especializado em Lingüística pela UNICAMP (1983), Licenciado em Letras (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia (1977). 

É tradutor profissional de e para português, francês, inglês e espanhol em várias áreas das ciências humanas, de medicina e de bioética. Traduz para várias editoras e revistas do Brasil e exterior.

Autor de Do dialogismo ao gênero - as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin (Campinas: Mercado de Letras, 2009). Autor de Dizer o "mesmo" a Outros - Ensaios sobre Tradução (São Paulo: SBS, 2008). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Discurso, Discurso Literário, Teoria do Ato, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Semiótica Geral e Greimasiana, Tradução e Interpretação. 

Foi professor concursado de Teoria da Interpretação da Universidade Metodista de Piracicaba - SP. 

É atualmente professor Adjunto I do Programa de Pós-Graduação em Letras - Linguística Aplicada, da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - RS. 

Autor dos ensaios "Ato/Atividade e Evento", "Filosofias (e Filosofia) em Bakhtin" e "Ético e estético - Na vida, na arte e na pesquisa em Ciências Humanas", contidos em Bakhtin: Conceitos-Chave", que chegou à 4a edição em 2007. É um dos organizadores de Conversas com Tradutores, que está na 2a. edição (2007), bem como autor do "Posfácio" do referido livro. 

É membro pesquisador do Grupo de Estudos Semióticos da USP (GES-USP); do Grupo de Estudos Discursivos (GED) da UNAERP; e do Grupo Tessitura: : Vozes em (Dis)curso, da PUC-RS . 

Foi Jurado do Prêmio Jabuti, promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), na categoria Teoria/Crítica Literária, nos anos de 2004, 2007 e 2008. 

É um dos tradutores, ao lado de Maria Stela Gonçalves e Marta Glukman, de textos do inglês e do português para o espanhol, contidos no livro "Perspectivas de la Bioética en Iberoamérica", publicado em Santiago - Chile pelo Programa de Bioética da Organización Panamericana de la Salud/World Health Organization e Universidad de Chile, em 2007, que tem uma versão em português e outra em inglês (com a partiipação de Jennifer Bulcock), intitulada Ibero-American Bioethics, publicada em 2010. A versão em espanhol pode ser consultada e descarregada no endereço http://www.uchile.cl/bioetica/doc/perspectivas.pdf.